Componentes

Transmissor 

Receptor 

Bateria do receptor

Chave liga-desliga 

Servo

Mesa de servos 

Amortecedores 

Apoio dos servos

Fixadores dos servos 

Alavancas

Carregador

Extensão do aileron

 

  

CHAVE  LIGA-DESLIGA 

 

          Da mesma forma como no transmissor, o receptor também possui uma chave liga-desliga. Mas, para maior praticidade e segurança, esta chave não fica no corpo do receptor. Se assim fosse dificultaria seu acionamento já que o receptor fica preso dentro do aeromodelo e envolto por uma espuma de proteção.

          A chave liga-desliga do receptor possui três fios, como pode-se ver na figura acima. Um deles vai conectado na bateria. O segundo fio permite a conexão do carregador. O terceiro e último conector, ou seja, o conector vermelho, conecta-se ao receptor, no encaixe indicado por B, como mostra a figura abaixo.

          A parte superior da chave solta-se quando os parafusos são retirados. Isto permite fixá-la facilmente na fuselagem do aeromodelo, como mostra a figura abaixo.

          É mais seguro colocar a posição ON voltada para a parte traseira do modelo. Em pistas de grama ou terra algum graveto mais robusto pode bater na chave durante o taxiamento ou decolagem. Com a posição ON para traz nada ocorrerá pois o impacto tenderá a manter o receptor ligado. Se fosse o contrário a chave poderia ser desligada e o modelo ficaria sem controle e com o motor em funcionamento, podendo causar acidentes muito graves.

          Também não se deve esquecer que a chave liga-desliga deve ser colocada do lado oposto do escapamento do motor, para que os resíduos da combustão não passem por ela.

Hobby Esportes